Páginas

A mãe é uma pessoa

As mães são pessoas, não são perfeitas, nem fazem tudo bem... Ainda assim, os filhos, quase sempre gostam muito delas. Ainda bem que nos damos o direito de não ser perfeitos! Só assim temos espaço para melhorar e aprender.





Contributos para a nova área da música

Apareceram dois músicos no jardim de infância. Tocaram guitarra, cavaquinho e trompete. E a Carolina (estagiária) cantou!



Também fomos à loja de ferragens (faltam as fotos) comprar materiais para a construção da tenda.  O pai da Lara está a ajudar-nos a construir a nova área.


Uma tenda

As estagiárias da ESEC estão a desenvolver um projeto com as crianças: a criação de uma área de música. Na sexta feira passada levantaram-se hipóteses para a construção da referida área e veio à baila a palavra tenda. O que é uma tenda? Eu tenho! Eu tenho!... Disseram os meninos. E pronto, combinámos trazer tendas para o jardim de infância. Hoje surgiu uma área sossegada diferente.

Liberdade

Veículos com rodas

Também aconteceu ontem no momento da planificação, um menino disse:
- Quero fazer um comboio!
Rolhas, cola, bocados de desperdício de cartão.

Hoje continuámos e aproveitámos para falar dos veículo que têm rodas.










Quando há sol

Quando há sol nós rumamos aos espaços ao ar livre próximos do jardim de infância. Na segunda feira voltou a acontecer.



Generosidade

Sobre o DIA DA ÁRVORE
Ficou por acabar um painel iniciado a propósito da comemoração do DIA DA ÁRVORE. Vimos a leitura dramatizada do livro "A árvore generosa", a pintura de Klimt e fizemos um painel, a propósito de GENEROSIDADE.










E SE FOSSE EU? FAZER A MOCHILA E PARTIR.

As primeiras mochilas. Feitas em casa, sem ajuda de adultos.






Rabanetes para o almoço

Fomos à horta e vimos que os rabanetes estão a crescer bem, mas estão a ser atacados por lesmas e caracóis! Decidimos apanhar alguns para o almoço, antes que os caracóis acabem com eles. 

Arroz

Regresso... Envolvidos com o projeto de ciência da Fundação Ilídio Pinho.
Antes da Páscoa descobrimos que o arroz é, na origem, um pouco diferente daquilo que conhecemos dos pacotes do supermercado, que tem casca e se semeia!
Os campos do Mondego são, por esta altura, alagados e salpicados de sementes. Nós experimentámos fazer um pequeno campo num tabuleiro de plástico.
Hoje observámos que o arroz germinou e "nalgum até cresceu uma erva" (Lara). Então e agora?