Páginas

Um educador é responsável por um grupo de crianças

Um educador é responsável por um grupo de crianças, a que é atribuída uma sala de atividades... Porém, sabe-se que um jardim de infância não se resume a uma sala de atividades e não é apenas esse o espaço necessário para fazer aprendizagens. As OCEPE falam do espaço exterior, da cozinha, do refeitório, dos espaços polivalentes...
Um educador é responsável por um grupo de crianças, a que são atribuídos determinados recursos humanos.... Sabe-se que existe um racio mínimo determinante para a qualidade educativa que muita vezes (demasiadas) não é respeitado por quem de direito.
Um educador é responsável por um grupo de crianças, a que são atribuídos determinados recursos materiais... Sabe-se que existem diferentes modos de fazer acontecer e nem todos exigem necessariamente muitos recursos materiais, mas há recursos mínimos para garantir higiene, conforto e possibilidades pedagógicas.
Um educador é responsável por um grupo de crianças, que precisam de contextos flexíveis na gestão de rotinas e do tempo. Contextos que se aproximem e respeitem as suas especificidades, decorrentes da idade das suas características pessoais... E sabe-se que as rotinas da escola formal estão longe destes pressupostos e são inadequadas.
Ou seja, muito do que um educador pode fazer em prol do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças depende de decisões a propósito da gestão do espaço, do tempo, dos recursos e dos materiais, mas, frequentemente, ele não é chamado a opinar a esse propósito.
DESEJAMOS A TODOS UM BOM ANO LETIVO , EM PROL DAS CRIANÇAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário